quarta-feira, 20 de março de 2013

Pimenta Saúde

Olá pessoas queridas!!! Como vocês sabem sou baiana e minha família tem um hábito muito comum no nordeste, o consumo de pimentas. Pois é aquela frutinha vermelha ardiiida!!!! rss
Aí como gosto de saber se as coisas que consumo fazem bem ou mal resolvi fazer uma pesquisa e claro como não sou uma pessoa egoísta vou compartilhar com vocês o que consegui aprender sobre a ingestão dessa iguaria.

Gente, num é que que o trem á bom mesmo!!! Vocês não vão acreditar, mas quem consome uma pimentinha com certa frequência está ingerindo também uma série de medicamentos naturais, como por exemplo: anti-inflamatório, xarope, vitaminas A, E,C, benefícios esses que os povos primitivos descobriram há milhares de anos e agora comprovados pela ciência.

A pimenta tem como principio ativo a capsaicina e a piperina que dá a ela o gosto ardido, e é esse princípio a torna benéfica a nossa saúde. A capsaicina atua em diferentes áreas do corpo, aliviando dores de cabeça, controlando os níveis de glicose no sangue, aumentando a capacidade pulmonar, ajuda no tratamento da rinite alérgica e ela é até uma aliada para quem quer perder peso.

As substâncias picantes das pimentas (capsaicina e piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem um efeito carminativo (anti flatulência). Estimulam a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde que, é claro, outras medidas alimentares e de estilo de vida sejam aplicadas conjuntamente. Existem cada vez mais estudos que demonstram a extraordinária ação anti oxidante (anti envelhecimento) da capsaicina e piperina.

Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além dos seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje em dia ela é usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção da arteriosclerose.

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de consumi-la, pois acreditam que possa causar mais mal do que bem. Se vocês são desse grupo, saibam que diversos estudos recentes têm revelado que a pimenta não é um veneno nem mesmo para quem tem hemorróidas, gastrites ou sofre de hipertensão.

Bom, se você ainda tinha dúvidas sobre os benefícios dessa plantinha, agora não tem mais motivos para isso, quanto mais pimenta melhor!!!! E se você não gosta do ardor saiba que existem as famosas pimentas de cheiro que também são ótimas e não ardem!!! Bjoks!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Voltar ao topo