quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Mitos e Verdades sobre enxaqueca

dor de cabeçaOi gente!! Hoje vou falar um pouco de um assunto muito comum para mim e acredito que para uma grande parcela da população.
A enxaqueca. Pois é, aquela dor de cabeça terrivel, que dura horas e horas e te deixa enjoado, sensível a luz, barulho, movimentos bruscos.... e por aí vai!

Esses são só os sintomas que eu sinto, mas como sou muito curiosa e acho que conhecimento nunca é de mais, fui pesquisar e descobri muita coisa interessante sobre a doença. Claro que vão ter outros posts aqui sobre a cefaléia, porque se for falar tudo o que descobri num só, vocês não vão ficar até o final, então para começar vou falar os mitos e as verdades sobre a enxaqueca!

Dor de cabeça forte é sinal de algo grave?
MITO:  Embora muitas doenças graves no cérebro ou de outras partes do organismo possam causar dor de cabeça intensa, as dores mais comuns são causadas por disturbios bioquimicos do próprio cérebro, portanto, primárias e simples. (demorei a procurar um médico por medo disso).

A ENXAQUECA não tem cura, mas pode ser controlada
VERDADE: A enxaqueca por ser uma doença bioquimica do cérebro transmitida geneticamente, não pode ser curada. Porém, tratamentos corretos e eficientes podem melhorar essa frequência, a intensidade e a duração das crises em mais de 90%.

A falta do uso de óculos pode dar dor de cabeça.
MITO: Apenas o astigmatismo pode provocar uma dor na frente da cabeça e nos momentos em que se fazem esforços visuais. " A falta de óculos pode dar dor de cabeça, mas é raro que o motivo seja associado a problemas de vista. Tem que ter cuidado, porque muitas vezes, o problema está no cérebro", alerta o Dr. João José, neurologista. Então, isso não pode ser o responsável por dores que se apresentam de forma intensa,frequente, com náuseas, vômitos e de um só lado da cabeça.

Enxaqueca é doença de adulto
MITO: Entre 4% a 8% das crianças têm enxaqueca. A doença é a grande causa de faltas à escola. As queixas são confundidas por muitos pais com "golpes" para não ir à aula. As dores podem começar por volta dos cinco anos de idade e em aproximadamente 40% dos casos, acabam espontaneamente na puberdade. As crises de dor nessa etapa de vida duram menos   (de 30 minutos a duas horas) e podem ser aliviadas com tratamento específico. Embora na fase adulta, a enxaqueca afeta três vezes mais as mulheres, na infância ela é ligeiramente mais frequente nos meninos.

Pessoas ansiosas sofrem mais com as crises de enxaqueca
VERDADE: A enxaqueca faz parte da vida das pessoas mais ansiosas. Ela possui mecanismos neurológicos que deflagram as maiores crises da doença. Assim, é possível dizer ainda que o controle da ansiedade está diretamente ligado ao controle da cefaleia.
* Quando a pressão arterial aumenta a cabeça dói
MITO: O aumento da pressão arterial é geralmente silencioso, não causa dor na cabeça. Já o contrário é bem mais provável, a dor de cabeça eleva a pressão arterial, principalmente em pessoas predispostas. É comum as pessoas aferirem a pressão com dor de cabeça e ela estar elevada, aí nasce o mito e a confusão. A pressão alta é uma doença geralmente assintomática até que ocorram complicações, por isso é necessário vigilância e controle constante, mesmo sem dor.

Alguns alimentos pioram a enxaqueca
VERDADE: Isso não ocorre com todos os pacientes, mas uma porcentagem importante percebeu piora das crises após ingesta de determinados alimentos. Entre os mais citados estão: chocolate ao leite, vinho tinto, queijos amarelos, condimentos e alimentos embutidos. No caso de associação entre a ingestão e as crises de dor, o alimento deverá ser evitado.
Uso frequente de analgésicos pode agravar o problema
VERDADE:  Medicamentos analgésicos comuns são úteis para crises não frequentes ou causadas por um problema agudo. Pessoas com dores de cabeça crônicas com crises frequentes podem ter seu sintomas piorados com o uso abusivo dessas medicações. Com o tempo, a dor passa a responder cada vez menos e tende a retornar logo após o término do efeito do remédio. Considera-se exagerado o uso de analgésicos acima de duas vezes por semana.
O impacto na qualidade de vida é muito alto.
SUPER VERDADE: Muita gente menospreza o diagnóstico de enxaqueca e seu impacto na saúde de uma pessoa. Mesmo entre profissionais da saúde surge preconceito como se ela fosse benigna e fruto de frescura, vontade de chamar atenção, entre outros absurdos. A enxaqueca é uma das dores mais intensas que alguém pode sentir, atrapalha diretamente o desempenho escolar, profissional e social das pessoas. Sua frequência, a resposta variável aos medicamentos, a imprevisibilidade da crise, tudo isso está associado a um comprometimento direto da qualidade de vida. Por isso, devemos dar toda atenção do sistema de saúde como um todo para a prevenção e o tratamento desta que é a segunda causa de perdas de dia no trabalho e escola e gera desconforto crônico para seus portadores.

Dor de cabeça vem do fígado
MITO: Pessoas mais sensíveis podem desencadear crises de enxaqueca ao ingerir alguns alimentos específicos, como os que possuem grande quantidade de cafeína, o que não tem nenhuma relação com a digestão. O fígado e estômago não são responsáveis diretamente pela enxaqueca. O que ocorre muitas vezes é que as sensações desagradáveis de indigestão, enjoo e vômito causadas pela crise de enxaqueca fazem com que as pessoas pensem que a causa é digestiva ou alimentar.

Bom gente, essa parte de mitos e verdades termina aqui, e se você está sentindo algum sintoma de enxaqueca procura logo um médico, não faça que nem eu que demorei anos para procurar um e sofri desnecessariamente. Bjks amadinhos!!!

Um comentário :

  1. Oi Maria!!! Que bom que você gostou do blog!! Já fiz uma visitinha no seu e gostei muito!! Parabens!! bjo!!

    ResponderExcluir

Voltar ao topo